Palavra de Carioca
  • Entrada
  • Sobre
  • Contactos

A pergunta que não quer calar

5/3/2015

6 Comments

 
Imagem
"- É seguro passear no Rio?" Esta é a pergunta que mais me  fazem quando falamos sobre o Rio de Janeiro.
Até hoje nunca tive nenhum problema relacionado com a segurança mas é claro que tomo algumas precauções. 

Não dar nas vistas é uma boa maneira de iniciar o passeio e isso passa, por exemplo, por deixar as jóias em casa. Quem diz jóias diz relógios, etc... deixem os "brilhos" de lado. Não vale a pena sequer levar na mala.
Costumo também responder que, salvo algumas excepções, conseguimos passar bem despercebidos.

Passear na rua com grandes máquinas fotográficas, cheias de lentes enormes, penduradas ao pescoço é coisa a evitar. Claro que podemos levar a super máquina quando formos ao Corcovado, ao Pão de Açúcar, etc... basta levar tudo numa mochila e tirar apenas quando lá chegarmos.
Quando estou no Rio  a mala a tiracolo é substituída por uma mochila. Para além de ser mais prático evita estarmos preocupados.

Sejam descontraídos no que toca à forma de vestir.  E nem é só para não dar nas vistas, é porque a cidade pede mesmo essa descontração. Não há coisa melhor em dia de calor  que passear de short, t-shirt e havaiana no pé. A cidade é bem descontraída por isso há que aproveitar.

As idas à praia também têm dado origem a muitas perguntas... O que levar, o que não levar... 
Ser prático acima de tudo é o meu conselho. Levar uma toalha ou uma canga, os protectores obrigatórios e um trocado no bolso para alugar uma cadeira ou beber uma água de coco. É normal estar sentada ao sol e alguém pedir para dar uma olhada na bolsa enquanto vão dar um mergulho, por isso não se envergonhem de fazer o mesmo. Quem sabe não é o início de uma boa conversa?

Em resumo: os cuidados a ter em relação à segurança quando o passeio for no Rio são, neste momento, exactamente os mesmos que se devem ter em qualquer outra cidade do mundo. 

Palavra de carioca!

Imagem
Site Meter
6 Comments
Anabela Santinho
5/3/2015 02:36:15 pm

Confesso...um receio/medo que teria caso visitasse o seu país!

Reply
Palavra de Carioca
6/3/2015 12:43:29 pm

Tenho a certeza que vai deixar-se contagiar pela cidade e nem se vai lembrar de ter medo! Acredite! Palavra de Carioca! Mesmo! ;-)

Reply
Cata
5/3/2015 04:13:51 pm

Guigas, as fotos estão o máximo. E a dicas , super úteis. Queremos mais! Bj

Reply
Palavra de Carioca
6/3/2015 12:41:45 pm

Beijo grande, querida Cata ;-)

Reply
Claudia Cunha
6/3/2015 04:07:50 am

Quais medo quais carapuça... É como a Margarida diz os cuidados a ter são os mesmos que devemos ter noutra cidade qualquer do mundo... Muitas vezes fazem-me a mesma pergunta sobre Marrocos. Uma vez que vou com muita frequência por motivos de trabalho. "E andas na rua sem problemas?" Claro que sim com os mesmos cuidados que a Margarida refere e com um cuidado adicional que é o de respeitar a sua cultura. Se na mesquita só se entra descalço eu entro descalça, se em certos locais não se entra de calções ou pé de chinelo eu não entro... é uma questão de respeito por uma cultura diferente da nossa mais nada. Só mais esta: Numa destas viagens tive um furo na auto estrada entre Casablanca e Rabat (uuuiii que medo!!!). Encostei, coloquei o triangulo, liguei para a assistência e esperei... alguma novidade? Não mudei o pneu porque o carro que aluguei não tinha os instrumentos para isto (contingenciaaas... eheheh). Ainda tive a sorte de passar um carro da assistência das auto estradas com um Sr, super simpático que me fez companhia até a assistência chegar. Quando fui ao Brasil, na boaaaa também nunca tive problemas... BRASIIIUUUUU lalaralararallaaaaaaa....

Reply
Palavra de Carioca
6/3/2015 12:45:04 pm

É isso mesmo! Eu não diria melhor! E... os três lugares já estão reservados! ;-)

Reply



Leave a Reply.

    Imagem

    AUTORA

    Cresci apaixonada pelo sotaque cantado das palavras cariocas, pelo clima, pela simplicidade e descontração das pessoas. Tenho o coração dividido ao meio e a certeza que nunca conseguirei deixar de me sentir tão brasileira quanto portuguesa. 

    ARQUIVOS

    Junho 2019
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Maio 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015

    Feed RSS

    Categorias

    Todos
    A PALAVRA É DELES
    CARIOCA DA GEMA
    CARIOQUÊS
    COMPRAS
    CULTURA
    DICA RÁPIDA
    NOITE
    PALADAR CARIOCA
    PASSEIOS
    SER CARIOCA
    SER GATA DÁ TRABALHO

Powered by Create your own unique website with customizable templates.