A DICA RÁPIDA de hoje teria ajudado muito umas quantas amigas que quando foram ao Rio não me deram ouvidos...
4 Comments
Chegou a hora de começar a desvendar segredos que guardo há alguns anos. Compras! Palavra mágica para as mulheres em geral e para umas quantas amigas minhas em particular.
Para além das incontornáveis visitas turísticas, outro assunto bastante solicitado por quem vai passar uns dias ao Rio de Janeiro têm sido as idas às compras. Onde é que compras isto ou aquilo faz parte do tipo de pergunta que me fazem com bastante regularidade. Ora vamos lá então dizer onde se podem comprar sapatos (mais uma palavrinha mágica…) que aliam o bom gosto a uma boa relação preço/qualidade: Até há bem pouco tempo a única cafeína que eu tomava era através da minha boa e fiel Coca-Cola Zero, de preferência bem fresquinha num copo cheio de gelo e com uma rodela de limão. Nunca tive o hábito de tomar café e de repente deu-me para isto. Desde então quem me quer ver é a beber um café bem quente pela manhã, outro depois do almoço e, na loucura, mais um depois do jantar. Não fosse eu carioca teríamos aqui um problema mais ou menos grave para resolver. Sabiam que no Rio o café serve-se fresco?
Aos 45 minutos do segundo tempo ainda consegui passar na loja da PHEBO no Shopping Leblon. Impossível não experimentar pela milésima vez os cremes, sentir os cheiros dos perfumes, ou ver o que há de novo no cantinho da maquiagem. Não vá ter-me escapado alguma coisa na minha última visita.
Ultimamente este CARIOQUÊS está mais para manual de zoologia… do que para manual de expressões. Só agora me dei conta que muitas das expressões utilizadas no Rio e no Brasil em geral utilizam nomes de animas. Será que estou a cutucar a onça com vara curta? Mas que ideia de jerico!
Fica aos pés de um dos mais conhecidos cartões postais do Rio de Janeiro. São pouco mais de uma dezena e meia de ruas que juntamente com algumas praças compõem um dos bairros mais tranquilos e charmosos do Rio de Janeiro.
Já AQUI falei da variedade de peças de teatro que costumam estar em cartaz nos palcos cariocas. Desta vez aproveitei para assistir a mais algumas e o saldo foi, como sempre, positivo.
Hoje o destaque vai para uma das peças de que mais gostei nos últimos tempos: SELFIE. Gostei tanto que, num curto espaço de tempo, vi duas vezes. Coisa que não me recordo de ter acontecido outras vezes. Fica em Botafogo, tem uma vista linda e garante a quem por lá passa um dos melhores rodízios de carne da cidade...
Existem palavras ou expressões utilizadas pelo carioca que se revelam autênticos quebra-cabeças para os que visitam pela primeira vez a cidade maravilhosa. Hoje acho que posso colocar as duas mãos no fogo, e não me queimo, em como nem dando mil voltas à cabeça conseguem adivinhar do que se trata se vos disser que preciso comprar ISOPOR. Bem... pelo sim, pelo não, acho que colocarei apenas uma mãozinha... não vá dar zebra e queimar as duas :-)
|
AUTORACresci apaixonada pelo sotaque cantado das palavras cariocas, pelo clima, pela simplicidade e descontração das pessoas. Tenho o coração dividido ao meio e a certeza que nunca conseguirei deixar de me sentir tão brasileira quanto portuguesa. ARQUIVOS
Junho 2019
Categorias
Todos
|