À esquerda a Pedra que dá nome à praia e onde em tempos idos os caçadores de baleias lançavam os seus arpões. À direita, lá no fundo, o Morro Dois Irmãos quase da altura do Corcovado.
Se estiverem em Copacabana, seguem pela praia até ao Forte de Copacabana, entram na Rua Francisco Otaviano e continuam em frente. Do vosso lado esquerdo, logo depois da Igreja da Ressurreição, existe uma entrada para o Parque Garota de Ipanema. Esse parque já pertence ao Arpoador. É um parque pequeno com alguns aparelhos de ginástica e é muito utilizado por todos os que vão para a Praia do Arpoador. Entram no parque e quando saírem já estão na Praia. Vêem logo a Pedra e entram no mundo do surf.
Este verão o Arpoador esteve em grande. Com a orla toda iluminada e com o calor que se sentiu, todas as noites foram perfeitas para um mergulho nocturno, óptimo para relaxar.
Para quem se quiser aventurar nas lides surfistas sugiro que não o faça sem antes falar com alguém que conheça o canto. Sei, por exemplo, que não nos devemos aproximar da ponta da pedra (o chamado pico) parece que as correntes podem ser perigosas.
Mas o melhor mesmo é falar com quem é pro no assunto (coisa que a bem dizer eu não sou...), foi o que fiz quando há uns anos o meu filho mais velho se quis iniciar na modalidade. O Paulo Dolabella (mais conhecido por Paulinho) foi uma ajuda preciosa para uma mãe assustada com as ondas... e com um filho assim pró afoito... O Paulinho é um professor de surf com um currículum invejável na modalidade, dá todas as dicas necessárias, tem pranchas, é super bem-disposto, muito simpático (se é que me entendem...) e tem, sobretudo, uma infinita paciência com graúdos e miúdos. Quem quiser deixar a malta jovem a surfar e ir tomar um banho de sol tranquilo pode fazê-lo se problema. Darei o contacto a quem precisar. O Paulinho ensina dos 8 aos 80. Nunca é tarde para aprender.
No dia 8 de Dezembro do ano passado, data em que passavam 20 anos da morte de Tom Jobim, a Praia do Arpoador foi presenteada com uma estátua do compositor. Feita pela artista plástica Christina Motta, a estátua de bronze recria bem o espírito de Tom com o violão às costas. Porquê no Arpoador? Dizem os amigos que Tom costumava pescar no Arpoador e no seguimento da praia em direcção ao Morro dois Irmãos fica a Praia de Ipanema (praia que foi inspiração de várias das suas canções).
Passe pelo Arpoador e, quem sabe, arrisque nas ondas. Depois dessa experiência já se pode considerar íntimo e passar a tratar o Arpoador por Arpex!
Palavra de Carioca!