Já adivinharam de que se trata?
É impossível ou quase impossível... ir ao Rio e conseguir sair de lá sem pelo menos um par de Havaianas na mala. Para nós, para alguém da família ou até para um amigo que nos encomendou um par.
Inspiradas nas sandálias japonesas Zori (chinelos de dedo com tiras de tecido e sola feita de palha de arroz) foi em 1962 que surgiu no Brasil o primeiro par daqueles que se tornaram nos chinelos mais conhecidos do mundo. A palha foi substituída por borracha que além de macia era também resistente e no desenho ficou um granulado fazendo lembrar bagos de arroz. E o sucesso começou.
E o nome? porquê Havaianas e não, por exemplo, Brasileiras? Na década de 60 o Havaí era para muitos um lugar de sonho, daí se ter escolhido o nome Havaianas.
Desde cedo começaram as imitações mas como as legítimas havaianas não há mais nenhumas.
Faço parte daquele grupo que mencionei no início, raramente consigo vir embora sem trazer na mala um par de havaianas e por isso ando sempre à procura da melhor loja, daquela que tem os últimos modelos, as últimas cores... Desde o ano passado a minha loja de eleição para comprar as havaianas fica no Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon). É uma loja só da marca Havaianas e onde vão encontrar além dos chinelos (das mais variadas cores, tamanhos, estampas, e até modelos novos), toda uma linha de roupa descontraída (de praia e não só) feita com tecidos confortáveis. Biquínis, fatos de banho, toalhas, sacos de praia e até colchões para tomar um banho de sol no mar. Capas para telemóvel (iPhone), porta-chaves e clutches, tudo feito de borracha e em cores lindas.
Aproveite o passeio e... Faça a feira!
Palavra de Carioca!