Palavra de Carioca
  • Entrada
  • Sobre
  • Contactos

DE BRAÇOS ABERTOS COM O REDENTOR

28/2/2015

4 Comments

 
Imagem
Ir ao Rio e não visitar o Redentor é quase o mesmo que ir até Roma e não ver o Papa. Com o desenho de Carlos Oswald, execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski, construção Engº Heitor da Silva Costa e inaugurada em 1931, a Estátua do Cristo Redentor oferece-nos uma das vistas mais bonitas da Cidade Maravilhosa. Talvez a mais bonita.
Actualmente existem duas formas de chegar ao Cristo: de Trenzinho (pequeno comboio que faz o trajecto desde o Cosme Velho até ao Morro do Corcovado, sempre pelo meio do verde que envolve o Morro) ou de Van (veículo de 9 lugares com autorização de acesso à estrada que vai para o Cristo).

Recomendo que façam previamente a compra dos bilhetes. Recomendo mesmo. Podem fazê-lo online ou em qualquer um dos quiosques credenciados  (http://www.corcovado.com.br) e tem a enorme vantagem de poderem marcar a hora da visita. Esta opção é relativamente recente e de facto funciona. Na minha última visita ao Cristo, com a minha filha e uma amiga,  não o fiz (achei que não valia a pena) e arrependi-me imenso. Quando lá cheguei só tinha lugar no trenzinho passado duas horas e meia, nessa altura já estaria de noite e não iríamos ver nada. Fomos embora chateadas e perdemos uma tarde preciosa para quem não tem tempo a perder. Voltámos no dia seguinte já com os bilhetes comprados.

Vou sempre de Trenzinho, o passeio é feito pelo meio do verde que envolve o morro, é muito mais bonito do que de Van, e na maior parte das vezes ainda temos um samba ao vivo a acompanhar-nos a viagem. Depois apanhamos um elevador e em segundos ficamos perto das escadas rolantes que finamente nos levam aos pés do Cristo. Nem sempre foi esta moleza para lá chegar, lembro-me bem de subir muitos  e muitos degraus.
E depois... depois respirem fundo,  sintam a melhor vista da cidade do Rio de Janeiro e aproveitem para fazer algumas das mais bonitas fotografias de toda a vossa estadia no Rio.

Tirar uma fotografia perto de uma das mais recentes 7 Maravilhas do Mundo nem sempre é tarefa fácil. O espaço em frente ao Cristo não é muito tendo em conta o número de visitantes e a estátua é realmente muito grande (38 metros de altura contando com o pedestal). Para conseguirem tirar uma fotografia de braços abertos com o redentor atrás vão ter que fazer alguma ginástica, já vi turistas deitados no chão para conseguirem apanhar o Cristo de braços abertos sem lhe cortarem as mãos. Não desistam que vale a pena. Existe sempre a alternativa de tirarem uma fotografia com os fotógrafos oficiais do Corcovado, ficam sempre boas mas não tem a metade da graça.
Só vale a pena visitar o Redentor se o dia estiver bonito e com o céu limpo. Se assim não for, e por muito que me custe dizer, não vale a pena a deslocação. No lugar da vista maravilhosa só vão poder fotografar nuvens. Desolação total. Sugiro então que, assim que cheguem ao Rio, tentem ver qual a previsão do tempo para os dias em que lá estiverem e marquem logo a visita ao Cristo Redentor para o primeiro dia de sol.

Antes de regressarem ao Cosme Velho, passem na Capela da Nossa Senhora da Aparecida que fica aos pés Cristo e não se esqueçam de deixar lá uma moeda. Dizem que é passaporte garantido para uma nova visita. A não perder! 


Palavra de carioca!
Imagem
Imagem
Imagem
Site Meter
4 Comments
Sissi
1/3/2015 07:28:15 am

Um dia vou contigo visitar esta maravilha , sempre que falas do Rio é com uma paixão que não vou resistir e vou mesmo ter de ir ;)

Reply
Palavra de Carioca
6/3/2015 12:30:03 pm

Anda! Deixa que a paixão de contagie! ;-)

Reply
Maria Tomé
10/3/2015 09:50:35 am

Um dia vou contigo e explicas-me tudo "in loco"

Reply
Mónica
20/3/2015 07:46:17 am

Sissi e Paula, Também quero!!!!!! Tenho saudades!! Mas Rio .... uauuu adorava!!

Reply

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.

    Imagem

    AUTORA

    Cresci apaixonada pelo sotaque cantado das palavras cariocas, pelo clima, pela simplicidade e descontração das pessoas. Tenho o coração dividido ao meio e a certeza que nunca conseguirei deixar de me sentir tão brasileira quanto portuguesa. 

    ARQUIVOS

    Junho 2019
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Maio 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015

    Feed RSS

    Categorias

    Todos
    A PALAVRA É DELES
    CARIOCA DA GEMA
    CARIOQUÊS
    COMPRAS
    CULTURA
    DICA RÁPIDA
    NOITE
    PALADAR CARIOCA
    PASSEIOS
    SER CARIOCA
    SER GATA DÁ TRABALHO

Powered by Create your own unique website with customizable templates.