Recomendo que façam previamente a compra dos bilhetes. Recomendo mesmo. Podem fazê-lo online ou em qualquer um dos quiosques credenciados (http://www.corcovado.com.br) e tem a enorme vantagem de poderem marcar a hora da visita. Esta opção é relativamente recente e de facto funciona. Na minha última visita ao Cristo, com a minha filha e uma amiga, não o fiz (achei que não valia a pena) e arrependi-me imenso. Quando lá cheguei só tinha lugar no trenzinho passado duas horas e meia, nessa altura já estaria de noite e não iríamos ver nada. Fomos embora chateadas e perdemos uma tarde preciosa para quem não tem tempo a perder. Voltámos no dia seguinte já com os bilhetes comprados.
Vou sempre de Trenzinho, o passeio é feito pelo meio do verde que envolve o morro, é muito mais bonito do que de Van, e na maior parte das vezes ainda temos um samba ao vivo a acompanhar-nos a viagem. Depois apanhamos um elevador e em segundos ficamos perto das escadas rolantes que finamente nos levam aos pés do Cristo. Nem sempre foi esta moleza para lá chegar, lembro-me bem de subir muitos e muitos degraus.
Tirar uma fotografia perto de uma das mais recentes 7 Maravilhas do Mundo nem sempre é tarefa fácil. O espaço em frente ao Cristo não é muito tendo em conta o número de visitantes e a estátua é realmente muito grande (38 metros de altura contando com o pedestal). Para conseguirem tirar uma fotografia de braços abertos com o redentor atrás vão ter que fazer alguma ginástica, já vi turistas deitados no chão para conseguirem apanhar o Cristo de braços abertos sem lhe cortarem as mãos. Não desistam que vale a pena. Existe sempre a alternativa de tirarem uma fotografia com os fotógrafos oficiais do Corcovado, ficam sempre boas mas não tem a metade da graça.
Antes de regressarem ao Cosme Velho, passem na Capela da Nossa Senhora da Aparecida que fica aos pés Cristo e não se esqueçam de deixar lá uma moeda. Dizem que é passaporte garantido para uma nova visita. A não perder!
Palavra de carioca!