Para chegarem ao início da trilha podem fazê-lo de três maneiras: a pé, de Van (uma carrinha de 9 lugares), ou de Motoboy. A subida de Van demora cerca de 15 minutos porque vai parando durante o percurso. À saída do transporte escolhido, devem continuar a subida a pé indo pela bifurcação à esquerda que vai dar a um pequeno parque desportivo (com campo de futebol, pista de atletismo...). Dois minutos depois estarão no início da Trilha dos Dois Irmãos que vos levará ao encontro de uma das vistas mais maravilhosas da cidade do Rio de Janeiro.
A trilha tem aproximadamente 1,5 km de extensão e é relativamente fácil de fazer. No início é mais íngreme mas depois melhora bastante.
Se o dia não estiver muito quente e se forem a uma velocidade moderada e constante, a subida pode demorar cerca de uma hora. Vale muito a pena! Assim que chegarem ao topo (a 539 metros de altura), o cansaço fica logo esquecido: a vista é surpreendente.
Sugiro que escolham um dia bonito mas sem muito calor. O melhor é irem logo de manhã, entre as 7h e as 9h. Garanto que o passeio compensa levantar cedo.
É possível que encontrem vendedores de água e refrigerantes no fim do percurso mas aconselho que levem água fresca. Quanto menos peso e menos mochilas levarem, melhor.
O traçado do percurso varia entre mata mais fechada e abertas onde vão poder ir vendo a vista. É natural que encontrem alguns habitantes locais (macacos, aves...).
Quando chegarem ao fim da trilha, a vista de 360 graus sobre a cidade é toda vossa. Vão poder ver a orla da zona sul da cidade (Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana), as Ilhas Cagarras, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Niterói, a Praia do Pepino, a Floresta da Tijuca e as Comunidades da Rocinha e do Vidigal.
Garanto fotografias de sonho mas é preciso terem cuidado porque não existem protecções. Sentem-se nas pedras e aproveitem para descansar e repor as energias necessárias à caminhada de regresso. A descida é feita pelo mesmo caminho da subida. A duração de todo o passeio é de aproximadamente 4 horas e meia.
No fim vão concordar comigo: O Morro chama-se Dois Irmãos mas a vista abrange uma família inteira.
Palavra de Carioca