A FEIRA HIPPIE DE IPANEMA é um clássico de visita obrigatória para todos os turistas que passam pelo Rio de Janeiro. Desde 1968 todos os domingos a Praça General Osório, em Ipanema, é ocupada por dezenas de barraquinhas de artesanato que vendem de tudo um pouco: Couros (roupas, cintos, bolsas, sacos, puffs, tapetes, sandálias, sapatos...), Pratas (fios, aneís, pulseiras, brincos... com ou sem pedras preciosas ou semi preciosas), Roupas (pintadas, bordadas...), Bijouterias de todo o tamanho e feitio, Acessórios para o cabelo, Cangas, Vestidos para crianças e para as mães das crianças, Objectos de decoração (em madeira, pedra, ferro, bronze...). Enfim... tudo aquilo que normalmente faz imensa falta a qualquer um de nós e que me obriga a religiosamente passar por lá sempre que estou no Rio, nem que seja apenas num único domingo. Um caso sério de amor. Eu não falei?
Normalmente passo por lá ou antes do almoço ou logo depois. Passar ao fim do dia pode ajudar nos preços mas podemos já não encontrar o que procuramos.
Para além do artesanato, no meio da Praça à volta do Chafariz das Saracuras funciona uma autêntica Galeria de Arte a céu aberto onde os mais variados artistas expõem os seus quadros. Fazem-se normalmente boas compras.
Em muitas bancas já aceitam cartões de crédito.
Em dois dos cantos da Praça encontram umas barraquinhas de comida baiana onde podem experimentar um Acarajé para repor energias e continuar o passeio.
Não me recordo bem quando lá fui pela primeira vez mas lembro-me de pedir à minha avó para passar lá comigo e me ajudar a escolher uns presentes para levar às minhas amigas da escola primária. Todo o santo domingo ela tinha a paciência de me levar à Feira Hippie, agradecendo certamente a sorte de morarmos praticamente do lado...
Mundialmente conhecida esta Feira faz parte de todos os roteiros de turismo da Cidade Maravilhosa e é um óptimo programa para fazer depois de uma manhã de praia. A não perder!
Palavra de Carioca!