Palavra de Carioca
  • Entrada
  • Sobre
  • Contactos

Nascido e criado no Rio de Janeiro

25/5/2015

 
Imagem
Desenho by Catarina Gusmão
Com uma orla de quase 90 quilómetros o Rio de Janeiro é "prato cheio" para quem gosta de desportos ao ar livre. No calçadão, com o pé na areia ou nas águas de um mar azul, tudo é motivo para fazer exercício físico. 

Hoje o post é sobre o desporto mais carioca de todos, ou não tivesse sido ele nascido e criado no Rio de Janeiro.
Corria o ano de 1945 quando o brasileiro Lian Pontes de Carvalho criou em Copacabana um desporto parente do ténis que rapidamente conseguiu um lugar de destaque no coração dos cariocas e que foi considerado desde Fevereiro deste ano Património Imaterial do Rio de Janeiro.

Duas raquetes de madeira com uma pequena bola de borracha e está formada a dupla que permite a todos praticar o FRESCOBOL. Não é necessário campo com piso especial, nem rede. Pode ser jogado por dois ou mais jogadores. Como é praticado na praia o equipamento para os jogadores é o habitual biquíni ou fato de banho. As regras não são complicadas e o objectivo principal é, ao contrário do ténis, ajudar o adversário a acertar na bola (o que convenhamos é muito simpático!). 

70 anos depois dos primeiros jogos na Praia de Copacabana o Frescobol está agora difundido um pouco por todo o mundo e já tem um Regulamento Oficial da Modalidade.

Se quiser experimentar jogar FRESCOBOL tenha em atenção as normas regulamentadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro para praticar esta modalidade: Não jogue à beira-mar, jogue apenas na faixa de areia mais perto do calçadão onde costumam estar as redes de voleibol. 

Descontraído e amigável o FRESCOBOL é jogado com o pé na areia tendo o mar como pano de fundo. Haverá  desporto melhor para fazer exercício ou até para queimar aquela gordurinha chata que teima em não nos deixar?

Palavra de Carioca
Imagem
http://frescobol-abraf.com.br
Site Meter

Comments are closed.
    Imagem

    AUTORA

    Cresci apaixonada pelo sotaque cantado das palavras cariocas, pelo clima, pela simplicidade e descontração das pessoas. Tenho o coração dividido ao meio e a certeza que nunca conseguirei deixar de me sentir tão brasileira quanto portuguesa. 

    ARQUIVOS

    Junho 2019
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Maio 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015

    Feed RSS

    Categorias

    Todos
    A PALAVRA É DELES
    CARIOCA DA GEMA
    CARIOQUÊS
    COMPRAS
    CULTURA
    DICA RÁPIDA
    NOITE
    PALADAR CARIOCA
    PASSEIOS
    SER CARIOCA
    SER GATA DÁ TRABALHO

Powered by Create your own unique website with customizable templates.