Quando entramos no bondinho, e se fecharmos os olhos, podemos estar em qualquer parte do mundo tantos são os idiomas diferentes que ouvimos. Mas o melhor é abrirem bem os olhos e aproveitarem os lados transparentes do bondinho para tirarem fotografias ou apenas para desfrutarem a subida. Para os que não gostam muito de grandes alturas, não se assustem que a subida é rápida. Em apenas 3 minutos vão percorrer 538 metros e chegam ao primeiro destino deste passeio: o MORRO DA URCA (220 metros de altura).
No Morro da Urca encontram a Praça dos Bondes com a exposição de dois bondinhos antigos ladeados pelas estátuas de bronze dos respectivos criadores (Augusto Ferreira Ramos e Cristovão Leite de Castro) e um anfiteatro onde na década de 80 se realizaram as mais badaladas festas da cidade e onde ainda hoje acontecem festas famosas. Para além destes espaços existem muitos outros cantos e recantos onde podem apreciar a vista da cidade. É também do Morro da Urca que partem os Helicópteros que, de acordo com o percurso escolhido, fazem a volta pela cidade. Para quem gosta, vale muito a pena!
Ainda no Morro da Urca, no Espaço Baía de Guanabara, podem comprar um ou outro souvenir e um ou outro suco. Depois, aproveitem a vista sentados nas cadeiras e espreguiçadeiras de madeira colocadas em pontos estratégicos.
A vista... a vista é linda! De um lado, a Baía de Guanabara, a enseada de Botafogo, o Cristo ao fundo. Depois o Centro da Cidade, o Aeroporto Santos Dumont (vemos os aviões a chegar e a partir), Niterói, a conhecida Ponte Rio-Niterói. Antes de continuarem a viagem rumo ao Pão de Açúcar, passem pelo Cocuruto, espaço onde nos contam, através de projeções digitais, toda a história do Pão de Açúcar.
E depois... a subida continua até ao PÃO DE AÇÚCAR (enorme rocha proveniente do granito com idade superior a 600 milhões de anos e com 396 metros de altura). Na subida é frequente vermos alguns alpinistas. A viagem dura 3 minutos e a distância entre o Morro da Urca e o Pão de Açucar é de 749 metros. À chegada deixem uma mensagem para a posteridade num enorme painel colocado por um dos patrocinadores e deliciem-se com a vista do lado das Praias: Praia do Leme, Copacabana... Tirem fotografias. Muitas.
No Pão de Açúcar estão também algumas lojas e um espaço onde podem lanchar ou fazer uma refeição leve. Aproveitem a vista. Quando quiserem o caminho de regresso é o mesmo, descem no bondinho para o Morro da Urca, podem dar mais um passeio, tirar mais umas 350.000 fotografias e quando quiserem podem descer para a Praia Vermelha. A última viagem do Pão de Açúcar para o Morro da Urca é às 20.40h e a última viagem do Morro da Urca para a Praia Vermelha é às 21h.
Sugiro que façam este passeio à tarde e fiquem para ver o pôr-do-sol no Morro da Urca. É um dos mais bonitos do Rio de Janeiro.
Não deixem de ir por medo das alturas, já acompanhei vários amigos receosos (alguns tive que insistir muito para irem) e depois não houve um único que se arrependesse ou que tivesse tido receio.
Dicas importantes: O bilhete para todas as viagens é o mesmo, convém não perder. É frequente encontrarem uns macaquinhos aparentemente simpáticos, não dar comida nem muita confiança :-)
Palavra de Carioca