Palavra de Carioca
  • Entrada
  • Sobre
  • Contactos

O Cartão Postal Carioca

27/4/2015

3 Comments

 
Imagem
Há por aí alguém que ainda duvide que o Rio de Janeiro é a cidade mais bonita do mundo? hum.... não acredito... mas mesmo assim espreitem lá este post. O passeio é imperdível e a vista é como a cidade: M A R A V I L H O S A. Vamos subir o morro?
As bilheteiras abrem todos os dias às 8h. São duas viagens, a primeira da Praia Vermelha até ao Morro da Urca e a segunda do Morro da Urca até ao Pão de Açucar. O primeiro bondinho parte às 8.10h e a partir daí as viagens fazem-se a cada 20 minutos ou sempre que se atinja a lotação máxima de 65 passageiros.

Quando entramos no bondinho, e se fecharmos os olhos, podemos estar em qualquer parte do mundo tantos são os idiomas diferentes que ouvimos. Mas o melhor é abrirem bem os olhos e aproveitarem os lados transparentes do bondinho para tirarem fotografias ou apenas para desfrutarem a subida. Para os que não gostam muito de grandes alturas, não se assustem que a subida é rápida. Em apenas 3 minutos vão percorrer 538 metros e chegam ao primeiro destino deste passeio: o MORRO DA URCA (220 metros de altura). 

No Morro da Urca encontram a Praça dos Bondes com a exposição de dois bondinhos antigos ladeados pelas estátuas de bronze dos respectivos criadores (Augusto Ferreira Ramos e Cristovão Leite de Castro) e um anfiteatro onde na década de 80 se realizaram as mais badaladas festas da cidade e onde ainda hoje acontecem festas famosas. Para além destes espaços existem muitos outros cantos e recantos onde podem apreciar a vista da cidade. É também do Morro da Urca que partem os Helicópteros que, de acordo com o percurso escolhido, fazem a volta pela cidade. Para quem gosta, vale muito a pena!

Ainda no Morro da Urca, no Espaço Baía de Guanabara, podem comprar um ou outro souvenir e um ou outro suco. Depois, aproveitem a vista sentados nas cadeiras e espreguiçadeiras de madeira colocadas em pontos estratégicos.

A vista... a vista é linda! De um lado, a Baía de Guanabara, a enseada de Botafogo, o Cristo ao fundo. Depois o Centro da Cidade, o Aeroporto Santos Dumont (vemos os aviões a chegar e a partir), Niterói, a conhecida Ponte Rio-Niterói. Antes de continuarem a viagem rumo ao Pão de Açúcar, passem pelo Cocuruto, espaço onde nos contam, através de projeções digitais, toda a história do Pão de Açúcar.

E depois... a subida continua até ao PÃO DE AÇÚCAR (enorme rocha proveniente do granito com idade superior a 600 milhões de anos e com 396 metros de altura). Na subida é frequente vermos alguns alpinistas. A viagem dura 3 minutos e a distância entre o Morro da Urca e o Pão de Açucar é de 749 metros. À chegada deixem uma mensagem para a posteridade num enorme painel colocado por um dos patrocinadores e deliciem-se com a vista do lado das Praias: Praia do Leme, Copacabana... Tirem fotografias. Muitas. 

No Pão de Açúcar estão também algumas lojas e um espaço onde podem lanchar ou fazer uma refeição leve. Aproveitem a vista. Quando quiserem o caminho de regresso é o mesmo, descem no bondinho para o Morro da Urca, podem dar mais um passeio, tirar mais umas 350.000 fotografias e quando quiserem podem descer para a Praia Vermelha. A última viagem do Pão de Açúcar para o Morro da Urca é às 20.40h e a última viagem do Morro da Urca para a Praia Vermelha é às 21h.

Sugiro que façam este passeio à tarde e fiquem para ver o pôr-do-sol no Morro da Urca. É um dos mais bonitos do Rio de Janeiro.
 
Não deixem de ir por medo das alturas, já acompanhei vários amigos receosos (alguns tive que insistir muito para irem) e depois não houve um único que se arrependesse ou que tivesse tido receio.

Dicas importantes: O bilhete para todas as viagens é o mesmo, convém não perder. É frequente encontrarem uns macaquinhos aparentemente simpáticos, não dar comida nem muita confiança :-)

Palavra de Carioca
Imagem
Apresento-vos o Bondinho
Imagem
Morro da Urca - Bondinhos antigos e respectivos criadores
Imagem
Imagem
Imagem
Pão de Açucar
Imagem
Imagem
Imagem
http://www.bondinho.com.br
Site Meter
3 Comments
Cor-de-rosa link
18/9/2015 11:02:59 am

Ora aqui está um sítio que me faltou ir...
Fica para a próxima!

Reply
Sílvia
13/9/2017 10:19:08 pm

Amiga , acho que se algum dia for ver estas vistas vou chorar . É lindo mesmo tanto de dia como de noite . Só de ver as fotos já fico emocionada ❤️❤️❤️❤️

Reply
Jorge Galhardas
14/9/2017 08:02:38 am

Há 500 anos que os portugueses se descontrolam com o Brasil em geral, e com o Rio em particular. Dá para perceber... :)

Reply

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.

    Imagem

    AUTORA

    Cresci apaixonada pelo sotaque cantado das palavras cariocas, pelo clima, pela simplicidade e descontração das pessoas. Tenho o coração dividido ao meio e a certeza que nunca conseguirei deixar de me sentir tão brasileira quanto portuguesa. 

    ARQUIVOS

    Junho 2019
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Maio 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015

    Feed RSS

    Categorias

    Todos
    A PALAVRA É DELES
    CARIOCA DA GEMA
    CARIOQUÊS
    COMPRAS
    CULTURA
    DICA RÁPIDA
    NOITE
    PALADAR CARIOCA
    PASSEIOS
    SER CARIOCA
    SER GATA DÁ TRABALHO

Powered by Create your own unique website with customizable templates.